Vídeos Animais!

ON /OFF

Música: "Estesia"

de Andrey Cechelero

​Quem teve ou tem a companhia sempre fiel de um animal de estimação, sabe bem o quanto eles são capazes de nos amar incondicionalmente, apesar de todas as adversidades. Os animais, à luz do Espiritismo, sim, possuem Espírito, e por isso são dotados de inteligência e, a depender do animal, já possuem algum grau de livre-arbítrio e autonomia para uma tomada de decisões. Portanto, são seres sencientes que estão em marcha de evolução; e nós, seus "donos", somos, em verdade, os outorgados a educá-los e auxiliá-los nesta jornada evolutiva que também lhes cabe. Sob esta perspectiva, estejamos cientes de que a guarda a nós confiada pelo Alto para zelar por animais, nos convida de modo permanente e responsável a defendê-los e ampará-los; e com eles aprendermos a amar incondicionalmente; a sermos amigos fieis uns para com os outros; e permanecermos ao lado e até o fim, com generosidade e gratidão, de quem ajudou a cuidar de nosso viver. Amigos, busquemos conhecer mais a natureza espiritual dos animais para que entendamos a importância de respeitá-los sempre, para que possamos ser melhores educadores e, sobretudo, merecedores genuínos do amor que eles nos têm! 

Esta página é dedicada aos nossos tão queridos amigos, filhos e companheiros com patas ou com penas, cascos ou escamas, peludos ou nem tanto, adoráveis todos eles.

Aqui selecionamos alguns vídeos que, apesar de não serem espíritas, mostram bem o carinho entre seres humanos e animais. Estes vídeos são úteis para sensibilizações e até para introduzirem estudos sobre a espiritualidade dos animais. No mais, servem também para que percebamos a caminhada evolutiva dos animais e notemos que o sentimento do amor, da amizade, da gratidão e da inteligência são características do Espírito, esteja ele em qual "envólucro físico" for.

Kevin Richardson e Seus Amigos Felinos Gigantes (07:12 min) - O amor existente entre seres humanos e animais é algo indubitável. Mas Kevin Richardson ama os animais selvagens, que o retribuem com a mesma moeda valiosa do respeito. E por que estes animais do vídeo - selvagens todos eles! - o aceitam bem e o acariciam? Porque Ricardson procura o convívio com eles no habitat deles, agindo conforme ELES agem (e não o contrário) e, assim, os animais o acolhem como "membro do grupo". Em resumo, amar animais impondo-lhes uma "humanização" por si só já é algo negativo para os animais domesticados, todavia é a última e a pior coisa a fazer com os animais selvagens. Ricardson sabe muito bem disso: vejam que belas cenas! 

The Humpy Observer (06:43 min) - Uma compilação de vídeos mostra cenas de diversos bichinhos em situações fofas e engraçadas. As imagens, publicadas pelo canal alemão "The Humpy Observer", reúnem cachorros, gatos, corujas, pássaros e outros animais brincando, dormindo em posições inusitadas e até produzindo sons estranhos. O vídeo se tornou sensação na WEB e já soma quase 1 milhão de acessos.

Amigo é aquele que respeita o tempo da gente (01:04 min) - Sim, nosso amigo respeita nossos tempos! E que tal respeitarmos o tempo de nossos companheiros também?

Para os amantes de cães, há um ótimo site repleto de dicas e orientações para nossos caninos filhos; é o Tudo Sobre Cachorros, para visitar, clique aqui.

A Incrível Amizade entre os Animais - Surpreendente! (01:59 min) - Os animais podem desenvolver a amizade e o respeito entre espécies diferentes. Isso é observável entre os animais domesticados e também entre animais selvagens. Este vídeo mostra alguns flagranes engraçados e surpeendentes de carinhos, brincadeiras e momentos descontraídos entre os mais diversos animais, apesar da profunda diferença entre suas as espécies. É um vídeo encantador...

Música gravada pelo grupo Os Mutantes, chamada "Vida de Cachorro", lançada no LP de 1972: "Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets"  (Polydor / Produção: Arnaldo Baptista)

Juan Marcello Capobianco (65:45 min)

Juan Marcello Capobianco é formado em Direito, mestrando em Letras (Literatura Brasileira), musicista (violino) e espírita dedicado ao estudo de vários temas à luz da Doutrina Espírita. Capobianco possui um canal no YouTube chamado "Espírita Doutrina" (acesso aqui), onde já postou cerca de 80 vídeos com preleções delongadas e marcadas por elucidações pormenorizadas acerca de assuntos tratados sempre sob a ótica do Espiritismo. 

Estes vídeos fazem parte da série criada por Capobianco intitulada "Doutrina Espírita Explicada", de importância significativa aos espíritas com interesse em conhecer ou mesmo aprofundar conhecimentos sobre diversos temas segundo a Codificação Espírita.

A preleção "Os Animais sob a Ótica do Espiritismo", bastante oportuna e aqui selecionada, é parte integrante desta série.

Entrevista concedida por Irvênia Prada ao Programa Terceira Revelação, também sobre a espiritualidade dos animais.

Vídeo composto por 3 partes:

Parte 1  (09:25 min)

Parte 2  (09:58 min)

Parte 3  (07:09 min)

História do Lilinho (03:53 min) - A "perda" para as crianças é um assunto delicado para os pais lidarem. A "perda" de um peixinho pode ensinar que nada precisa ser como é - desde que a sensibilidade fortaleça o viver.

História de Sofia (04:09 min) - Como diz o título de um ótimo livro espírita sobre a alma dos animais: "Errar é humano, perdoar é canino"... Muito temos que aprender com a tocante demonstração de Sofia!

História de um Leão chamado Christian (06:37 min) - Esta é a história verídica de um filhote de leão abandonado por um circo e posto à venda em um petshop, que foi adotado por dois amigos e criado como animal de estimação. Mas a readaptação à vida selvagem foi necessária. Este vídeo mostra a força dos laços de amizade profundamente fortes e plenamente possíveis entre seres humanos e animais ditos selvagens. 

Marcel Benedeti (29:51 min)

O Programa Transição promoveu uma entrevista ao médico veterinário, defensor dos animais, vegetariano e espírita Marcel Benedeti, investigador reconhecidamente dedicado ao tema da espiritualidade dos animais. Benedeti é autor de diversos livros espíritas sobre o assunto, pela Editora Mundo Maior:

 

Todos os Animais Merecem o Céu 

Todos os Animais São Nossos Irmãos 

Animais no Mundo Espiritual
A Espiritualidade dos Animais;
Histórias Animais que as Pessoas Contam
Errar é Humano – Perdoar é Canino
Os Animais Conforme o Espiritismo



Marcel Benedeti desencarnou em 2010 em São Paulo, aos 47 anos, enquanto lutava contra um câncer no fígado. Seu legado de estudos, sensíveis e pedagógicos, mostra-se como fonte investigativa essencial à compreensão da espiritualidade dos animais.

Irvênia Prada (30:05 min)

O Programa Transição também realizou uma entrevista à médica veterinária, especialista em neuroanatomia animal, defensora dos animais, e espírita Irvênia Prada, pesquisadora igualmente dedicada à questão da espiritualidade dos animais. Seus estudos também abrangem investigações acerca da psiquê animal. Irvênia é autora de dois livros espíritas nesta área:

 

A Alma Animal

(Editora Mantiqueira)

A Questão Espiritual dos Animais

(Editora da Folha Espírita)



Atualmente (2013), Irvênia Prada tem 75 anos, docente universitária aposentada, ainda ministra diversas palestras e cede entrevistas contribuindo de modo ímpar à elucidação da natureza dos animais à luz do Espiritismo. 

VÍDEOS REMOVIDOS?



AVISE-NOS AQUI!





Para baixar arquivos em mp3 das preleções de Capobianco, clique aqui: 

Estudos Espíritas sobre a Espiritualidade dos Animais

Estou Aqui! (03:46 min) - Este vídeo é uma "intervenção urbana", ou seja, uma situação criada para se observar as reações das pessoas em lugares públicos. Neste caso, usaram cães de rua, destes sem lar que perambulam por aí e raramente são notados ou, na pior das hipóteses, são enxotados e até maltratados. Mas nesta intervenção, algo diferente aconteceu... os cães receberam alguns apetrechos a mais para que as pessoas os notassem... vejam as reações daqueles que os notaram... 

Enfim, cães de rua também merecem afeto, aliás, precisam profundamente pois são os que menos recebem, e podem ser tão companheiros e gratos por nossa companhia como qualquer outro cãozinho...